Saber mais...

Em relação à notícia parece existir na sua fonte o completo desconhecimento de causa ou pior, um baralhar propositado perante uma pseudo ambivalência Institucional ou categorial, que importa portanto desmistificar.

O conceito de carreira militar da GNR encontra-se bem definido no seu estatuto, materializando-se num conjunto de postos com uma hierarquia bem definida, em que o seu desenvolvimento é efetuado por cargos e funções militares, que corresponderão naturalmente ao desempenho de cargos e ao exercício de funções distintas entre si.

A ANSG relembra, que Instituição militar da GNR define-se na sua organização pelas funções de comando, direção ou chefia, estado-maior, chefia técnica e execução, logo, relativamente às funções de comando de Posto, essas funções estão vedadas aos militares da categoria de Guardas, por via da Lei.

Coisa diversa, o facto de os sargentos acumularem terminantemente em simultâneo o comando de vários Postos, isto em virtude da falta de sargentos, reflexo do desinvestimento da Instituição no reconhecimento dos sargentos, através da capacitação da formação certificada. Esse sim, o verdadeiro facto merecedor de notícia. 

 

 

ANSG - Dignificação e Profissionalismo